terça-feira, 28 de agosto de 2018

Questionário de Napoleão

 Perguntas sobre Napoleão 

1) Por que os cidadãos de Moscou queimaram sua cidade?
a) Por conta das reformas que precisavam durante essa época.
b) Uma tática de batalha para matar invasores que estavam em sua cidade.
c) Eles queriam acabar com os moradores da própria cidade.
d) Foi um aviso pois os invasores iriam sofrer meses depois.

2) Uma nova constituição criou o consulê porém de fato o poder cabia ao primeiro-cônsul.
Cujo o mandato durava:
a) 5 anos
b) 25 meses, após era aberto um novo mandato para eleger um novo cônsul
c) 10 anos
d) 1 mês

3) O período do Império foi marcado pelo expansionismo bonapartista feito por guerras consecutivas, onde um lado havia França (Napoleão) e outro grã-Bretanha e outros importantes países absolutistas da época. Quais eram esses países?
a) Rússia, Espanha, Prússia
b) Prússia, Áustria, Espanha
c) Espanha, Prússia, Áustria
d) Prússia, Áustria, Rússia

4) Congresso de Viena concluído em 1815 após a derrota de Napoleão baseou em três princípios políticos fundamentais. Quais eram esses princípios?
a) Liberalismo, democracia e industrialismo.
b) Socialismo, Totalitarismo e controle estadual.
c) Restauração, legitimidade e equilíbrio.
d) Conservadorismo, tradicionalismo e positivismo.

5) Para alguns historiadores o código Napoleônico era um instrumento que favorecia:
a) Camponeses
b) Nobreza
c) Clero
d) Burguesia


➨GABARITO 
          1) D
          2) C
          3) D
          4) C
          5) D

Resumo sobre O Congresso de Viena e o Princípio da Legitimidade

 O Congresso de Viena e o Princípio da Legitimidade 

    Com a abdicação de Napoleão Bonaparte em 1814 e o consequente fim da Era Napoleônica, as potências que se envolveram nas guerras empreendidas pelo imperador francês articularam-se na capital da Áustria, Viena, para traçar os rumos que a Europa tomaria a partir daquele momento. A essa articulação deu-se o nome de Congresso de Viena.Além da Áustria, que sediou o congresso, as outras potências participantes foram a França, a Prússia, a Rússia e a Grã-Bretanha. Os representantes que participaram do congresso foram o príncipe austríaco Klemens Metternich, o diplomata francês Charles Talleyrand, o czar russo Alexandre I, o primeiro-ministro inglês Visconde de Castlereagh e Frederico Guilherme III, da Prússia.O objetivo principal do Congresso de Viena era retomar o modelo político que ordenava a Europa antes das guerras napoleônicas, isto é, objetivava-se retomar as estruturas do Antigo Regime, com repressão às ideias liberais e às manifestações revolucionárias das quais a França foi o principal “cavalo de batalha”. Matternich, da Áustria, preconizou a defesa do retorno do poder às antigas famílias aristocráticas para que essas resguardassem a paz da Europa e impedissem a proliferação das ideias revolucionárias.
     Os líderes participantes do Congresso de Viena ainda propuseram a defesa de dois princípios gerais: o princípio da legitimidade e o equilíbrio do poder. O primeiro determinava que as dinastias que detinham o poder no período anterior ao processo revolucionário francês deveriam reassumir seus tronos e territórios. O segundo pregava que as potências que ganharam a guerra contra a França teriam o direito sobre territórios fora do continente europeu e poderiam permanecer com aqueles que já lhes pertenciam por merecimento pela participação na luta contra Napoleão Bonaparte. Entre os países que se articularam no Congresso de Viena, a Inglaterra foi o que mais se beneficiou a longo prazo, pois conseguiu garantir a hegemonia militar e comercial nos oceanos, além de grande influência política e econômica no continente.

Resumo sobre A Resistência ao Militarismo Bonapartista

              A Resistência ao Militarismo Bonapartista

   O bonapartismo é uma ideologia política e um culto a personalidade de origem francesa e alemã, inspirada pela maneira que Napoleão Bonaparte governou. Em nossos dias, é frequentemente usada para definir um tipo de governo em que o Poder Legislativo perde força e o Executivo se fortalece. No modelo bonapartista, o governante quer ser um ditador, mas busca construir uma imagem carismática de um representante popular.
    Esse tipo de sistema se instala quando nenhuma classe ou grupo da sociedade tem poder suficiente para ser hegemônico, deixando a um líder suficientemente habilidoso o poder de mediar as diversas forças sociais.
Além de Napoleão III, o governo de Bismarck na Alemanha é outro exemplo histórico de bonapartismo. Ambos eram sucedâneos de monarquias absolutistas através de revoluções burguesas, que criaram formas políticas despóticas ou autoritárias em lugar de instituições burguesas liberais.

Documentário sobre Napoleão Bonaparte: A Glória do Império  (DVD).


Resumo sobre O Expansionismo Bonapartista

                   O Expansionismo Bonapartista 

O Império foi marcado por guerras consecutivas, tinha a França e a Grã-Bretanha (a Prússia, a Austrália e a Rússia). 
• Os estados absolutista temiam a idéias revolucionárias francesa de seu território. E a Grã-Bretanha temia a França no comércio Francês.
• As duas nações buscavam ampliar o território e o comércio na Europa e outros continentes.
• Em 1805, a França foi derrotada na corrida no mar pela Inglaterra. Mas Napoleão venceu outras guerras importantes, a de Austerlitz (1805), contra a Áustria e a Prússia, reuniu as áreas na Europa e formou a Confederação Do Reno.
• A França de Napoleão teria de vencer a Inglaterra por ficar em uma ilha, só podia ser atacada por mar. 
• Napoleão proibiu a Europa a comercializar a Inglaterra e ficou conhecido como Bloqueio Continental, que era enfraquecer depois conquista-lá só Portugal que continuou aliado a Inglaterra.
• Depois de saber disso Napoleão invadiu Portugal e a família real foi mandada para o Brasil(1808). E também invadiu a Espanha e depois o rei Fernando VII e corou seu irmão José Bonaparte. 
• O povo espanhol adotou guerrilhas e dura residência. E a colônia Hispano- americanas que aproveitou a luta armada pela independência.
• Napoleão adotou o recrutamento e premiação por mérito e disseminou a confiança na retidão (os comandantes francesés induziu os soldados a pensar cumpriam uma missão, de divulgar os ideais da Revolução Francesa). Isso ajudou a acumular conquistas e um senhor de um grande império.
• Por volta de 1812, império Napoleônico atingiu.

Resumo sobre O Governo de Napoleão Bonaparte!


                O Governo de Napoleão Bonaparte 

    Napoleão Bonaparte fazia frente de um exército e por ter ótima influência conseguiu derrubar a bastilha, quando se tornou líder da frança foi extremamente nacionalista e xenofóbico já que com o passar dos anos ele e seu exército quase inatingível conquistou praticamente toda a Europa, mas havia um problema : a Inglaterra, ela estava se tornando uma potência considerável e poderia estragar os planos de Napoleão, foi aí que Napoleão decretou o bloqueio continental a Inglaterra, fazendo com que nenhum dos países do seu domínio realizasse comércio com a mesma fazendo assim eclodir uma crise na Europa, mas o que ele não sabia era que a Inglaterra era praticamente auto-suficiente já que foi pioneira nas questões industriais. Foi então que países como portugal e rússia começaram a ter problemas em suas economias pois dependiam de produtos da inglaterra, nesse momento a família real portuguesa fugiu para o brasil em busca de recursos naturais e reengajamento de sua economia. A rússia com muitos problemas financeiros rompeu o acordo com napoleão e fez eclodir uma guerra, foi então que Napoleão foi enganado e derrotado pela rússia ( por causa do frio excessivo muitos soldados franceses morreram). Depois desse episódio napoleão foi exilado na ilha de elba, de onde fugiu logo depois e governou por cem dias na frança (governo dos cem dias), foi quando foi exilado novamente agora em santa helena e morto. 

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Napoleão Bonaparte-Lider Político

Napoleão Bonaparte

Estadista

Ver a imagem de origem
Napoleão Bonaparte
Foi um líder político e militar durante os últimos estágios da Revolução Francesa. Adotando o nome de Napoleão I, foi Imperador dos Franceses de 18 de maio de 1804 a 6 de abril de 1814, posição que voltou a ocupar por poucos meses em 1815. Sua reforma legal, o Código Napoleônico, teve uma grande influência na legislação de vários países. Através das guerras napoleônicas, ele foi responsável por estabelecer a hegemonia                                francesa sobre a maior parte da Europa.


quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Napeleão Bonaparte

Resultado de imagem para fotos da escola hercules maymone Nos alunos(as) da Escola Hércules Maymone, criamos esse Blogger com o objetivo de destacar o Governo de Napoleão Bonaparte, esse trabalho será desenvolvido no 3º Bimestre nas aulas de historia da professora:Paula Soares.
Alunas: Barbara nº05, Terezinha nº24, Bruna nº38, Tainara nº23, Hilary nº12, Ketelyn nº18, Yasmim nº31, Ketilly nº19, sala: 2º ano G.